terça-feira, fevereiro 27, 2007

Eu, Que Sou Feio...

Pintura de Ivone Ralha

Eu, que sou feio...

Eu, que sou feio, sólido, leal,
A ti, que és bela, frágil, assustada,
Quero estimar-te, sempre, recatada
Numa existência honesta, de cristal.

Sentado à mesa dum café devasso.
Ao avistar-te, há pouco, fraca e loura.
Nesta Babel tão velha e corruptora,
Tive tenções de oferecer-te o braço.

E, quando socorreste um miserável,
Eu que bebia cálices de absinto,
Mandei ir a garrafa, porque sinto
Que me tornas prestante, bom, saudável.

«Ela aí vem!» disse eu para os demais;
E pus-me a olhar, vexado e suspirando,
O teu corpo que pulsa, alegre e brando,
Na frescura dos linhos matinais.

Via-te pela porta envidraçada;
E invejava, - talvez não o suspeites!-
Esse vestido simples, sem enfeites,
Nessa cintura tenra, imaculada.

Ia passando, a quatro, o patriarca.
Triste eu saí. Doía-me a cabeça.
Uma turba ruidosa, negra, espessa,
Voltava das exéquias dum monarca.

Adorável! Tu muito natural,
Seguias a pensar no teu bordado;
Avultava, num largo arborizado,
Uma estátua de rei num pedestal.

Cesário Verde - poeta português

7 comentários:

Alê Quites disse...

Amo os poemas portugueses.
Beijos Doces
Namastê!

jguerra disse...

Que tranquilo! Desperta a mente.

Vera Carvalho disse...

É agradável embrenharmo-nos nas palavras do poeta e sentir a história, o acontecimento.Bela escolha Nelson.
Beijos

Jazz Manel disse...

Cool Man!!!

Juliana Marchioretto disse...

Cesário Verde... já ouvi falar bastante.

beijo

Escorpiana Explosiva disse...

Amigo lindo poema,ao ler esse poema deixeme aprofundarme pois as palavras são muito bela.


Um abraço.

ANKH disse...

Vim trazida por outro blog.
Gostei muito. Volto se permitires.
Grande Paz!
Ankh