sábado, abril 21, 2007

E Se Amanhã O Medo

Fear

De quantos medos é feito o mundo?
E se amanhã o medo me invade?

O que é o teu medo?
Qual é o meu medo?
Que medos se escondem
na cave escura da minha mente?

Qual é o medo do mundo
que te rodeia?, ou qual é o medo
que me suga o espírito,
quando o meu coração o consente?

E se o medo me apanha desprevenido?
E se o mundo mudo cheio de medo,
me envolve no buraco em espiral?

E se amanhã o medo te pega,
como vais reagir?
E esse teu estúpido medo,
quem é? Sou eu?

Que medo tens de ti própria?
E porque me foges de medo,
para esse teu castelo invisível?

Sabes que medos me assaltam
o coração, quando este se nega
a admitir a sua fraqueza?

Este medo excruciante,
mostra-me as verdades ocultas,
do homem como homem,
e que os medos se transmitem
como vírus.

Hoje tombei com um medo
não-familiar, mas de família que não é.
Esse medo apunhalou-me,
e eu como praça-marechal,
caí estarrecido nos braços escuros do medo.


Nelson Ngungu Rossano - poeta neo-afro-lusomestiço

14 comentários:

Muadiê Maria disse...

"...O medo é uma linha que separa o mundo
O medo é uma casa aonde ninguém vai
O medo é como un laço que se aperta em nós
O medo é uma força que não me deixa andar..."
Pedro Guerra/Lenine/Robney Assis

Vladimir disse...

Refere François Chateaubriand que “não somos nada, sem felicidade”.

Qual é a sua opinião sobre este tema?

Anónimo disse...

Eu vivo com medo... medo da solidão...medo de nunca mais ser feliz... medo de não ultrapassar isto!!
Gosto muito do que escreves!
Continua...
Bom fim de semana!
Beijinhos

Anónimo disse...

Parabéns por mais este magnífico trabalho, foi um prazer passar aqui. Boa semana.

Paula disse...

Todos temos medos...
Medo de morrer, de arriscar, de amar, de se entregar, de ir, de vir, fazer, de não fazer...
Ah, que saco esses medos!!!
Beijos

Fran Rebelatto disse...

Medos, quantos, incontidos, bonitos, temerosos, cada vez mais medo. O de hoje, de amanhã, o de ontem o que passou e o que nunca passou...Mas o que seríamos sem medo??? seríamos meros seres humanos degustando da certeza de não ter razões para sofrer mas então não seríamos humanos, não seríamos medrosos... O medo faz parte de nosso essência e por isso não é de todo mal, ele faz com que sejamos ponderados, faz com que sejamos emotivos. Enfim, o medo faz parte de nós, e nós dele....

Não temamos o medo, mas tb não deixamos que ele nos priva de sermos felizes...

Beijos, cuide-se e uma ótima semana.

Aline Ribeiro disse...

Olá poeta!
Eu tenho medo de dentista! rs...
É contraditório, mas acho que o medo nos encoraja, pois nos desafia.
Sumistes de mim, saudades de vc pela minha bagaça!
Bjm

jguerra disse...

Deveremos ter realmente medo do medo? Contradicção essa de vivermos em contante receio do amanhã, do que há de vir. Pra quê?
Entretanto, pedia-te que visitasses meu blog. Deixei lá um presente para ti. Um presente merecido. Em tantos poemas, já tanto me fizeste meditar. E, sem dúvida, prefiro os que são escritos por Nelson Ngungu Rossano - poeta neo-afro-lusomestiço - que tanto me eleva!
Um abraço

Lia disse...

O medo já faz parte da nossa existência...existem medos tão diferentes...medo de amar, morrer, perder...mas o que é o medo???
sinto-o tantas vezes....


**beijinhos**

Menina do Rio disse...

Parabens por teu premio!

O que me dá medo?
O medo da morte, ou o medo da vida
Pois viver é morrer lentamente
e morrer é dormir pra sempre!

beijinhos

JM disse...

Excelente dissertação Nelson.
Quantos medos nos assaltam só por termos medo.
E tem um título que é o mesmo de um livro de um dos meus escritores lusófonos preferidos... Ondjaki.
Kandandu ;)

Unknown disse...

Como os nossos medos nos paralisam? Que efeito eles têm sobre nós?! Povoam o nosso imaginário, limitam a nossa realidade e nos sopram no ouvido o caminho que devemos tomar ou não? Até quando o medo será o leme das nossas vidas? Até quando dará rumo à nossa sobrevivência? Até quando nos fará desistir de amores, de vitórias, da vida e da não-vida? Será o temor um mal necessário?

um abraço!!!

Anónimo disse...

Belo trabalho!!

Dizem que o medo nos dá a percepção do perigo... dizem também, que o medo tira a capacidade de ser-mos o melhor que podemos ser...

Beijinhos

Anónimo disse...

MEDO DE ENCARAR A REALIDADE QUE ESTA NA MINHA FRENTE, MEDO DE ME ENTREGAR E SER FELIZ .. MEDO QUE ME MATA AOS POUCOS :(