terça-feira, março 06, 2007

Taciturno

Taciturno


Há ouro marchetado em mim, a pedras raras,
Ouro sinistro em sons de bronzes medievais -
Jóia profunda a minha alma a luzes caras,
Cibório triangular de ritos infernais.

No meu mundo interior cerraram-se armaduras,
Capacetes de ferro esmagaram Princesas.
Toda uma estirpe real de heróis d´Outras bravuras
Em Mim se despojou dos seus brazões e presas.

Heráldicas-luar sobre impetos de rubro,
Humilhações a liz, desforços de brocado;
Basílicas de tédio, arneses de crispado,
Insígnias de Ilusão, troféus de jaspe e Outubro...

A ponte levadiça e baça de Eu-ter-sido
Enferrujou - embalde a tentarão descer...
Sobre fossos de Vago, ameias de inda-querer -
Manhãs de armas ainda em arraiais de olvido...

Percorro-me em salões sem janelas nem portas,
Longas salas de trono a espessas densidades,
Onde os panos de Arrás são esgarçadas saudades,
E os divans, em redor, ânsias, lassas, absortas...

Há roxos fins de Império em meu renunciar -
Caprichos de setim do meu desdém Astral...
Há exéquias de heróis na minha dor feudal -
E os meus remorsos são terraços sobre o Mar...

Mário de Sá Carneiro - poeta português
(Paris - Agosto de 1914)

7 comentários:

Anónimo disse...

Nossa, me sinto hoje assim...muito forte esse poema,

beijos

Anónimo disse...

me encanta el portugues...te felicito por tu blog


recomenzar.blogspot.com

Vera Carvalho disse...

...Assim é ser-se português!
Adorei o poema!
Um beijo

Soberano Kanyanga disse...

Vim agradecer e retribuir tua visita. Não sou muito dado a poesia, embora em tempos de meiguice amputada me entregue a "poemar". Minha inspiração tem sido mais para as reflexões sociais, históricas e comunicacionais.Áreas em que me formei e trabalho.

Obrigado e vá sempre. Passnado tb. pelo www.olhoatento.blogspot.com

Soberano

Escorpiana Explosiva disse...

Mais uma vez escolheu um maravilhoso poema meu caro amigo.

Cada palavras feitas nessas estrofes faz a gente ficar horas e horas analisando cada uma delas,pois muitas vezes numa dessas palavras podemos nós intendificarmos ou também não.

Isso vai depender de quem as leem cada estrofe tem um significado afinal de contas temos pontos de vistas diferentes uns dos outros.

Um abraço.

Anónimo disse...

Adorei! bela escolha de poemas aqui no teu "cantinho".
Boa semana!
**BJS**

Klatuu o embuçado disse...

Um dos meus poemas preferidos dele! Mas preferia ver-te a tentar encontrar o que há de África em muito poeta português que nunca lá esteve...

Abraço.