segunda-feira, março 12, 2007

Hino ao Tejo

Rio Tejo

Ó Tejo das asas largas

Pássaro lindo que se ouve em todas as ruas de Lisboa

Ó coroa duma cidade maravilhosa

Ó manto célebre nas cortes do mundo inteiro

Faixa antiga duma cidade mourisca

Fênix astro caravela liquida

Silêncio marulhante das coisas que vão acontecer

Deslizar sem desastres sem fado sem presságio

Tu ó majestoso ó Rei ó simplicidade das coisas belíssimas

Nas tardes em que o sol te queima passo junto de ti

E chamo-te numa voz sem palavras marejada de lágrimas

Meu irmão mais velho


Alberto de Lacerda - poeta luso-moçambicano

8 comentários:

Verena Sánchez Doering disse...

que hermoso estos versos
dedicados al rio Tejo, todo rio tiene un encanto maravilloso
la imagen es preciosa
desde Sucesos gracias, siempre escribimos para dejar hablar el alma
besitos y una linda semana


besos y sueños

O Sibarita disse...

Oi Nélson! E que Hino, heim?

Uma declaração de amor ao tejo, demais!

abraços,
O Sibarita

Avid disse...

Conterraneo meu que escreve muito bem. Belissima escolha!
Bjs meus

Unknown disse...

Depois de ter terminado com o "Postaias da Novalis" a 5 de Fevereiro, para me dedicar mais à astrologia, tenho aproveitado este tempo para desenvolver mais os conceitos evolutivos dos signos do zodíaco, como base elementar desta nossa reencarnação.

Aqui fica o convite para conhecer melhor o signo onde está o seu sol de nascimento, assim como o dos seus familiares e amigos.

Copie-os para o word, para melhor poder reflectir sobre o signo mais importante do seu zodíaco.

Agradeço comentários no sentido de melhorar os textos, aprofundando-os.

Um abraço,

António Rosa

Juliana Marchioretto disse...

Euq euro conhecer Lisboa.. e Porto..

bjo

Aline Ribeiro disse...

E eu que não conheço o Tejo, me apaixonei por ele através do hino!
Mas um dia verei esse rio, ah se verei...
Bjos

Serenidade disse...

Dás-nos sempre a conhecer belos poemas. Bem hajas por isso.

Beijos de luz serena.

Escorpiana Explosiva disse...

lINDAS PALAVRAS MEU CARO AMIGO ESSE HINO É MAGNIFICO AMEI.

BJO