sábado, março 24, 2007

Havia Séculos

Quadro de salvador dalí

Havia séculos
e eram florestas sobre florestas escritas.
O canto cantava: era o incêndio do vento

folheando a memória da terra

essa maranha de raízes aéreas que nasciam enterrando
mais fundo as árvores anteriores;
essa teia nocturna de troncos e lianas, de ramos e folhas,
nervuras que os versos enervam irrespiráveis;
esse mapa em relevo lavrado pela paciência da luz
que atrasando-se recorta
estas estranhas esculturas do tempo:
os poemas selvagens

o máximo excesso de uma rosa aquática e frágil
sempre a nascer desfiladeiros
e falésias, fendas, quebradas, ravinas
vulcões que deflagram em écrans sucessivos

Havia séculos
e o cinema dos astros
acendia ampolas e bagas, campânulas, cápsulas, lâmpadas;
punha em música a infinita noite dos versos que longamente
escutam
aqueles que muito antes ou muito depois vieram ou virão
até estes anfiteatros que os desertos invadem.

Havia séculos
e / atravessando as ruínas dessa terra quente, as páginas
de água dessa rosa alucinada / havia esse:
o comum de nós que dos seus se dividindo, verso
a verso, procura ainda alguém. E assim
era de novo o início.

A grande migração das imagens — havia séculos —
desde há muito começara, desde sempre, já.
E sem cessar migrávamos nós, inquietos e perdidos

sem paz e sem lei, sem amos nem destino.


Manuel Gusmão - poeta português
(Migrações do Fogo, Editorial Caminho, Lisboa, 2004)

6 comentários:

Chama Violeta disse...

Sempre palavras belas!!Mesmo de férias,cá estou eu: bateu saudades!
Até,bom final de semana e beijinhos de luz!

Lana disse...

Meu Deus... onde estava eu para não conhecer este blog... agradeço ao meu AMIGO KIM ( energias alternativas ) ter vindo aqui parar ... não há acasos de facto.

E... como diz alguém que conhece certamente ...

Se um dia hei-de ser pó, cinza e nada que seja este blog ( parte midificada ) uma alvorada de me perder para me encontrar...

1 sorriso luminoso
Lana

Cöllybry disse...

Aqui vim parar...e que dizer arrebatador é...meu rasto________

http://olharindiscreto.blogs.sapo.pt/


Cõllybry

Anónimo disse...

Estou um bocado sem palavras... mas como não podia deixar de comentar, gostei muito!
espero que na próxima visita já me sinta melhor para apreciar estes poemas que aqui colocas..
Bom fim de semana para ti.
**BJS**

Madeira Inside disse...

Poeta lindíssimo!!
Adorei!

Sabes o que gostava muito, de ler umpoema teu :))))))))))

Beijinhos

Rafaela disse...

..()""()
.("( 'o' ) ....Entrei...
,-)____)'--.
"=(o)==(o)='


-----\\\\//-------
------( @@)-------...Dei uma olhadinha básica...
---ooO--(_)--Ooo-


(\)__(/) ...E parei...
(=*.*=) ...Só pra te deixar um oizinho!!!!
(")__(") ...
Bom fim de semana!!