quarta-feira, março 28, 2007

Soneto do Epitáfio

Elmano Sadino

Lá quando em mim perder a humanidade
Mais um daqueles, que não fazem falta,
Verbi-gratia — o teólogo, o peralta,
Algum duque, ou marquês, ou conde, ou frade:

Não quero funeral comunidade,
Que engrole "sub-venites" em voz alta;
Pingados gatarrões, gente de malta,
Eu também vos dispenso a caridade:

Mas quando ferrugenta enxada idosa
Sepulcro me cavar em ermo outeiro,
Lavre-me este epitáfio mão piedosa:

"Aqui dorme Bocage, o putanheiro;
Passou vida folgada, e milagrosa;
Comeu, bebeu, fodeu sem ter dinheiro".

Manuel Maria Barbosa du Bocage - poeta português

17 comentários:

Aline Ribeiro disse...

Acho que em meu epitáfio pedirei pra escrever o seguinte:
"Aqui jaz uma pequena loira que amou e foi muita amada"

Lia disse...

Sinceramente não irei querer colocar nada...Quando chegar a altura irei querer que ninguem se lembre de mim...
*beijinho*

Anónimo disse...

Eu cá não quero é pensar nisso... e quando esse dia chegar que coloquem lá o que quiserem e aquilo que acharem que fui!!
Na verdade nessa altura já nada disso interessa!!
Beijinhos

Cris... disse...

Hum, esse poema traduz os seus sentimentos!?

Esse poema me fez lembrar da música dos Titãs, "Epitáfio", que traz uma linda mensagem de vida.

Beijinhos, moço.

JM disse...

Grande, grande Bocage ;)

Um abraço

Milene Leite disse...

Muito interessante!

Confesso nunca tinha pensado nisso...
E prefiro continuar a não pensar...
=D

Beijoss Nelson!

E, ah! Tem um Blog novo - Onabru - UrnabO -, em que estou participando... se quiser dê uma passadinha lá!

Beijão!

O Sibarita disse...

Meu amigo, falar o que da poesia de Bocage? Só temos é que apreciar, degustar e agradecer a Deus por ter ele existido.

abraços,
O Sibarita

Carola disse...

Holaaaaaaa!!!... gracias por comentar!!... Me gusto tu poema!... cuidate mucho, un beso, bye bye!

Lord of Erewhon disse...

Adoro Bocage. Tens que ler isto: http://cronicasdapeste.blogspot.com/2006/06/os-libertinos.html - Bocage não só foi um grande poeta, como também o que de melhor ouve na cultura portuguesa da presença dos Libertinos e sua filosofia de vida.

Abraço.

Anónimo disse...

Não quero epitáfio!
Quero ser cremada e jogada ao vento e ao mar... Não quero tristeza...porque será um dia de liberdade para mim...

Beijinhos

_lara_ disse...

LOOL..quem fala assim não é gago!...

Beijinhu grande*****

Paula Negrão disse...

Nooossa!


bom fim de semana
beijo!

Escorpiana Explosiva disse...

muito bonito,mas passei pra desejar bom fds,e agradecer a viita bjoooooooooooooooooooooooooooooo

Zara disse...

me agrada , te mando muchos besos , espero verte pronto en linea ... =)/***

Juliana Marchioretto disse...

eu já estudei Bocage...
e acho que o epitáfio dele foi o único verdadeiro..

bjo

Alê Quites disse...

Ótima escolha.
Bom final de semana.
Bjos*

delusions disse...

Bocage é sempre Bocage :p

Bjs* e bom fim-de-semana