sábado, março 03, 2007

Adeus

Xingu - Dida Sampaio

Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
e o que nos ficou não chega
para afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio.
Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,
gastámos as mãos à força de as apertarmos,
gastámos o relógio e as pedras das esquinas
em esperas inúteis.

Meto as mãos nas algibeiras e não encontro nada.
Antigamente tínhamos tanto para dar um ao outro;
era como se todas as coisas fossem minhas:
quanto mais te dava mais tinha para te dar.
Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes.
E eu acreditava.
Acreditava,
porque ao teu lado
todas as coisas eram possíveis.

Mas isso era no tempo dos segredos,
era no tempo em que o teu corpo era um aquário,
era no tempo em que os meus olhos
eram realmente peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco mas é verdade,
uns olhos como todos os outros.

Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor,
já não se passa absolutamente nada.
E no entanto, antes das palavras gastas,
tenho a certeza
de que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.

Não temos já nada para dar.
Dentro de ti
não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.

Adeus.


Eugénio de Andrade - poeta português

9 comentários:

Andreia disse...

Pois, às vezes faltam-nos as palavras...

Gláucia disse...

Esse me encanta mais a cada leitura.

Trini Reina disse...

Que siempre tengamos amor para dar.

Un abrazo

Milene Leite disse...

Nossa...
Que texto lindo!
De verdade mesmo...

Tem um trechinho de Florbela Espanca, que eu gosto muito! Vou deixar qui pra vc!

" O mundo ? O que é o mundo, ó meu Amor ?
__O jardim dos meus versos todo em flor ...
A seara dos teus beijos, pão bendito ...

Meus êxtases, meus sonhos, meus cansaços ...
__São os teus braços dentro dos meus braços,
Via Láctea fechando o Infinito."

(Florbela Espanca - Versos de Orgulho- Do livro Charneca em Flor, pág. 58)

Beijão!
=)

_lara_ disse...

Como sempre, gostei de te ler!.
Beijo, bom resto de fds**

Anónimo disse...

fiquei arrepiada!!

beijos

Escorpiana Explosiva disse...

Meu caro amigo esta muito bonita essa foto do velho Indio assim como as tuas palavras que mexem comigo toda vez que aqui eu venho lhe visitar.

Quando recebemos palavras amigas e sinceras de alguém essas palavras sempre nós deixam felizes com o resultado.

A gente não deve se lamentar com as coisa que gastamos por que muitas vezes gastamo tempo com coisas que não são tão importante assim.

Quando gastamos palavras amigas sempre queremos ver um bom resultado da pessoa a quem nós deticamos uma palavra amiga mas nem sempre é o que esperamos o resultado quase sempre vem ao contrario.

As lágrimas que correm em nosso rosto nunca é de tristeza na maior parte das vezes são de felicidade.

Um aperto de mão faz parte do respeito entre os seres humanos com também demonstra uma forma de carinho .

Tudo que a gente faz nunca pode ser apagado de nossa memoria só se nós mesmo cancela.

Mas sera que vale apena cancela momentos bons que um dia passamos do lado tem um dia amamos.

O passado sempre volta em nossa mente nós querendo ou não não importa que com ele venha lágriomas em nosso rosto o que importa é que sabemos tirar aproveito disto para tirar uma lição de vida devemos sempre lembra daqueles que um dia fizeram parte de nossas vidas.

Um bjão.

Muadiê Maria disse...

Que lindo. Eu amo Eugénio.
Kandandu.

Anónimo disse...

Rasgo a minha folha em branco..
Guardo a minha caneta..
E dispo a fantasia da poeta que nunca fui..
AMO VC TIAGO SEMPRE AMAREI